Projeto Educativo Biblioteca Infatil
No atual mundo globalizado estamos vivenciando a nova Era Digital, onde tudo gira em torno da tecnologia, nossos alunos, suas famílias, a sociedade em geral, estão inseridos em um novo contexto, assim o ambiente escolar também deve se modernizar para atender as demandas atuais. Borba já dizia que o acesso à Informática deve ser visto como um direito e não como uma opção.
Partindo do princípio que a tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nossos comportamentos, na forma como elaboramos conhecimentos, no nosso relacionamento com o mundo (KERCKHOVE, 1996) e no rumo que caminha a humanidade, temos que nos estruturar para o mundo contemporâneo, e modernizar nosso ambiente de trabalho é uma forma de nos mantermos inseridos de forma digna na sociedade da tecnologia e da informação.
Segundo a UNESCO, a biblioteca escolar é o espaço que "[...] promove serviços de apoio à aprendizagem... e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios", sendo assim, um órgão tão importante no processo de ensino-aprendizagem a biblioteca também deve passar pelas inovações do mundo moderno.
"É na escola que identificamos e formamos leitores..." (Bamberger, 1988). A leitura é indispensável na escola, principalmente para as crianças que estão começando a conceber o mundo, á através da literatura que os educandos começam a compreender o que acontece ao seu redor, começam interpretar diversas situações, escolhendo os caminhos com os quais mais se identificam e se bem orientados, com bagagem cultural significativa eles começam a atuar nestes caminhos e não só percorrê-los.
Silveira (1996) afirma que:
Ajudando a criança a compreender seus próprios problemas, estimulando a imaginação, promovendo o desenvolvimento lingüístico, suscitando o gosto pelas boas leituras e recreando, o bibliotecário escolar centra seu