PROJETO EDUCA O AMBIENTAL
A Educação Ambiental busca valores que conduzem a uma convivência harmoniosa entre o ambiente e as demais espécies que nele habitam.
Sabemos que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizada de maneira racional evitando o desperdício e fazendo o possível para evitar a poluição.
O projeto a ser apresentado tem como objetivo reduzir o alto consumo de água nas lavanderias, implantando meios de reutilização da água e também o consumo de energia com a projeção de um espaço mais claro e maneiras corretas para secagem e entrega das roupas.
OBJETIVO:
Diante da atual preocupação global com a sustentabilidade compreendemos que o volume de água utilizada diariamente nas lavanderias está contribuindo para a poluição dos sistemas naturais do planeta.
Com isso surgiu à ideia da implantação de um sistema para reutilização da água de todas as lavagens que atualmente é descartada. Com esse processo poderemos ver gradativamente a grande redução que teremos, tanto em questões financeiras quanto em relação ao lançamento de menor volume de água utilizada ao meio ambiente.
AS LAVANDERIAS E O MEIO AMBIENTE
Diariamente, muita água e sabão são utilizados para a lavagem de roupas e com isso o consumo de água e energia é muito alto, grande parte do problema ambiental dos efluentes de lavanderias é decorrente dos insumos químicos empregados na lavagem de roupas.
De acordo com dados da Associação Nacional das Lavanderias do Brasil (ANEL), existem 9 mil lavanderias, das quais 7,5 mil são domésticas, outras 1,5 mil atendem indústrias, hotéis e hospitais. Grande parte dessas lavanderias não apresentam licença ambiental, tratamento dos efluentes ou reutilização da água. Ainda são poucas as empresas que se preocupam em lançar seus efluentes dentro de um padrão de qualidade estabelecido pelos órgãos ambientais ou, reciclar a água no processo de lavagem. Dessa forma, são milhões de litros de efluentes jogados fora