Projeto do Objeto
Dependência de Projeto do Objeto
Metodologia do projeto não é mais do que uma série de operações necessárias e dispostas por ordem lógica, com o objetivo de alcançar o melhor resultado. Não se deve projetar sem método, pensando de forma artística, procurando uma solução instantânea, sem a base de uma pesquisa para documentar o que já foi feito (desenvolvido) de semelhante ao que se quer projetar (Bruno Munari, 1981).
- Descreva a seguir e de forma cronológica as 12 etapas da metodologia apresentada na disciplina e de uma definição para cada uma delas.
Briefing, Análise Sincrônica, Estudos Ergonômicos, Componentes do Problema, Pesquisa e Análise de Dados, Análise da Tarefa, Definição da Alternativa, Definição do Problema, Definição de Requisitos, Análise Diacrônica, Apresentação Final e Desenvolvimento de Alternativas
Briefing: Um conjunto de ideias que possibilita à equipe de trabalho a compreender e mensurar o projeto, nele é especificado qual o produto a ser desenvolvido, qual o seu conceito, para quem se destina e os recursos produtivos. Por sua vez, deve ser delimitado por uma grande variedade de quesitos, que orientem o foco do desenvolvimento do produto. Definição do Problema: A definição do problema, pode se referir a processos em relação às metas a serem atingidas, ordenar os requisitos e estabelecer prioridades. A interação dos fatores pode ser representada de forma de matrizes.
Componentes do Problema: Seja qual for o problema, pode se dividir em seus componentes. Entende que “componentes” são todos os elementos que constituem o problema. Essa operação facilita o projeto, pois tende a pôr em evidência os pequenos problemas isolados que se ocultam nos subproblemas.
Pesquisa e Análise de Dados: Após determinar os componentes que constituem o problema, é necessário obter dados referentes a cada componente e analisa-los. A organização dos dados possibilita uma análise aprofundada dos mesmos e potencializa o