Projeto Dengue
PROJETO DENGUE
“Xô Dengue – Eu quero viver sadio” PROFESSORA RESPONSAVEL: SIODEMILA VIEIRA AGUIAR
PROETI
IBIAÍ – MG
ABRIL/2013
PROJETO/DENGUE
INTRODUÇÃO
A epidemia de dengue,que assolou a cidade de Ibiaí/MG ainda não está adormecida e controlada.Tendo em vista as chuvas caem no verão traz de volta uma ameaça minúscula, mas não menos assustadora. Essa ameaça mede cerca de cinco milímetros e parece um pernilongo ordinário. Com a ajuda de uma lupa, vê-se um mosquito de cor escura rajado com listras brancas. Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes aegypti. São as condições ideais para o mosquito se reproduzir. A água que enche as represas é a mesma que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo tipo de objeto jogado ao léu. É nela que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é o calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas e, em seguida, em mosquitos. A chuva é o gatilho que dá início ao calvário de milhares de pessoas que são infectadas com o vírus no país.
TEMA
Xô Dengue – Eu quero viver sadio
PROBLEMA
Quando o assunto é combate a essa epidemia o fato mais preocupante é: Por que ainda não há uma vacina contra o vírus da dengue ou por que a população não se conscientiza da importância dos hábitos de higiene? Se todos os anos essa preocupação de repete, a mídia esclarece, a escola trabalha, então, por que o número de pessoas com o vírus aumenta todos os anos?Porque Ibiaí viveu este ataque epidêmico?
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da Dengue em nossa região, houve a necessidade de desenvolver um projeto para maior conscientização dos alunos da escola, na batalha contra a dengue. Neste contexto, disseminar esta campanha na comunidade escolar , com a finalidade de despertar nos alunos e nas famílias o interesse, a participação e consciência para os riscos que atribuídos à picada do mosquito se não aderirem coletivamente na luta a favor