Projeto de
Mesmo que norteado por princípios propostos pelo PCN, que colaboram no comprometimento e atuação na sociedade global, que estabelece a forma como os sujeitos têm seus direitos e diferenças respeitadas e garantidas. É possível no âmbito dessas políticas educacionais definirem, escolherem e determinarem quais conteúdos são importantes para cada comunidade escolar.
A pratica em sala de aula é seguida cumprindo a metodologia exigida, mais além dos conteúdos aplicados surgem transformações pelas relações de convivências e experiências, constituindo formatos diferentes, formando cidadãos conscientes que domina um conjunto de conhecimentos para sua formação social e profissional. Ou seja, um currículo para todos, como núcleo comum, que se constrói, levando em consideração os diferentes sentidos da cultura, do conhecimento dos grupos sociais e suas possibilidades culturais e determinantes históricos.
Acrescentaria na formulação de um currículo referente à realidade vivida, o fortalecimento da capacitação de profissionais qualificados para lidar com a diversidade, envolvendo todos do convívio escolar, professores, profissionais em geral da educação, alunos, pais, comunidade, enfim; criando ações que viabilizem a troca de saberes e experiências, interagindo nesse processo das relações através do conhecimento. Propiciando projetos que contribuem