Projeto de uma fonte de tensão
Uma fonte de alimentação é um dispositivo composto por quatro componentes elétricos distintos: um transformador, um retificador, um capacitor de filtro e um regulador de tensão. A fonte é utilizada para transformar a tensão da rede elétrica sob a forma de corrente alternada (CA), para uma tensão menor e na forma de corrente contínua (CC), mais adequada para o funcionamento de equipamentos em CC.
Durante o decorrer da disciplina de NP202 (Eletrônica Analógica I), foram apresentados diversos componentes semicondutores (diodos, transistores e FETs), que nos passaram um amplo conhecimento na área dos circuitos semicondutores. Com todo o conhecimento adquirido, com os estudos, se tem o objetivo maior neste projeto de apresentar as principais características e as aplicações práticas destes componentes em nosso dia a dia. Para isso será desenvolvida uma fonte de alimentação que libera, para uma carga, uma tensão de saída igual à 9V.
Neste trabalho, vamos mostrar exatamente as características, aplicações, cálculos e funcionamento geral de um projeto de uma fonte de alimentação e de uma carga formada por um circuito à base de transistores TBJ.
Principais características
O projeto consiste de uma fonte de alimentação, composta por um retificador de onda completa em ponte com filtro a capacitor, e um regulador 7809. Esta fonte libera para uma carga uma tensão de 9 volts, a carga é composta por um transistor TBJ – NPN, que funciona como chave.
A Ponte de diodos Retificadora usa a onda AC (tanto a secção positiva como a negativa). Na ponte de diodos são perdidos 1,4V, pois cada díodos perde 0,7V na condução. Essas pontes se classificam pela corrente e tensão inversa máxima que podem suportar.
A filtragem é feita por um capacitor ligado à saída DC que age como um reservatório, fornecendo corrente para a saída quando variar a tensão DC do retificador. Essa filtragem só não é perfeita porque à tensão do capacitor cai um pouco nas descargas,