Projeto de transportadores contínuos
Problema: Movimentação de carga metálica para construção de um tanque.
Hipóteses: local escolhido, o guindaste, os acessórios, o cabo, não existe velocidade do ar, não existe redes elétricas.
As variáveis envolvidas: carga, alcance, altura
Objetivo geral:
Objetivo específico:
Justificativas:
Metodologia Guindaste Hidráulico, Marca XCMG, Modelo QY70K | | lança telescópica com 57 metros de extensão (C/JIB), Giro 360 Graus e capacidade para 70 toneladas, montado sobre chassis XCMG. |
Figura 2- Planta de situação
Vamos posicionar o guindaste como mostrado na figura 2, logo a distância mínima que a lança precisa alcançar é 15m. O braço do guindaste ira se movimentar em aproximadamente 140°.
Vamos considerar que cada anel tem 3 t, com diâmetro de 5m e altura de 2m. De acordo com as especificações do guindaste (gráfico de elevação) pra um alcance de 15m e um raio de lança fixo de 19,6m temos um limite de 4,4 t para um alcance de 16m e uma altura de 8m. Ou seja, este guindaste executa a operação de manuseio dos anéis com segurança.
Vamos utilizar um gancho olhal SV-8-GO13 (Figura 3) que tem massa igual a 2 kg.
Figura 3- Gancho olhal E o cabo de elevação 6x25 Filler, alma de fibra (AF), torção regular, polido, pré-formado, EIPS, com um diâmetro de 8,0 mm, escolhido segundo a tabela abaixo.
A carga líquida é a soma da carga do anel com a carga do cabo e os acessórios em geral, a massa do cabo pode ser encontrado na tabela acima. Logo,
Ctotal= Ccabo+Cacessórios+Canel
Ctotal=4,74+8,2+3000
Ctotal=3012,94 kg=3,01294 t
O catalogo utilizado para a seleção do cabo foi o da CIMAF e s acessórios foram selecionados a partir do site da SIVA.
Vamos utilizar um conjunto de quatro eslingas vertical simples com um ângulo de 39,8° entre a eslinga e eixo axial do anel. A manilha escolhida pra a operação é a manilha reta leve SV-MRL22 ( Figura 4) com uma carga de 1,3 kg.
Figura 4- Manilha
O sapatilho utilizado neste caso é o