Projeto de termometro
TERMÔMETRO
Objetivo:
Medir a temperatura positiva com uma variação não muito grande.
Motivação para escolha:
Escolhemos esse projeto pois sua construção é relativamente simples e seus componentes são muito acessíveis.
Descrição detalhada do funcionamento:
Utilizamos uma tensão de entrada de 5V, que é aplicada em um amplificador operacional que atua como buffer. Nele existe um divisor de tensão que libera 0,9V.
Em seguida essa tensão de 0,9V é aplicada em outro amplificador operacional que atua como somador, com ganho de 1,0869 na entrada inversora e 2,0869 na entrada não inversora. O sensor NTC é utilizado como uma resistência variável que por sua vez terá a função de realizar um divisor de tensão com a saída do buffer, 0,9V. Já na entrada não inversora existe um potenciômetro de 10K para ajuste e calibração.
O valor da entrada inversora somado ao valor da entrada não inversora, temos a tensão de saída do amplificador operacional somador, que por sua vez será multiplicada por 100, para finalmente obtermos o valor real de temperatura.
EX.: a 25°C, temos a sonda NTC com resistência igual a 10k, nesse caso o divisor de tensão da sonda entregará uma tensão de 0,45V. A seguir temos esse valor multiplicado pelo ganho da entrada inversora (1,0869) que resultará nesse caso em -0,489V, que será somado a tensão de referencia, ajustada no potenciômetro em aproximadamente 0,354V que será multiplicada pelo ganho de 2,0869, resultando em 0,738V. Assim o valor final será a soma de -0,489 + 0,738 que é igual a aproximadamente 0,25V * 100, igual a 25°C.
Esquema elétrico:
Características Elétricas:
Tensão de entrada 5V.
Tensão de Saída 0V à 1,1V.
Características Estáticas:
Precisão:
Exatidão: com base no multímetro MINIMPA utilizado em laboratório, temos um erro de aproximadamente ±2,5%.
Resolução: 10mV*°C
Aplicações:
Por ser um termômetro simples, poderá ser utilizado em locais de temperaturas positivas e onde não existam grandes