Projeto de susteentabilidade com ex detentas
1990 palavras
8 páginas
RESUMOO presente projeto Entre Linhas e Agulhas: Costurando Sonhos, foi idealizado para ex-detentas no setor de corte e costura através de parcerias com empresas de moda da região metropolitana de Belo Horizonte e com órgão que seja responsável pela capacitação. O projeto tem como objetivo a reintegração das ex-detentas no mercado de trabalho, pois entende-se a dificuldade de pessoas que passaram por essa situação na reintegração na sociedade e no mercado de trabalho. Através desse projeto procuramos incentivar mais pesquisas nesta área para que maiores oportunidades sejam oferecidas a classes menos privilegiadas e que empresas possam perceber a importância de desenvolver projetos que impactam de forma positiva os ambientes que a cercam.
PALAVRAS CHAVE: ex-detentas, corte, costura, projeto, social, reintegração, mão de obra.
1. INTRODUÇÃO
O cenário atual do segmento de corte e costura no Brasil, disponibiliza uma grande quantidade de vagas e oportunidades, mas falta mão de obra especializada. A produção nas confecções poderia ser maior, mas em função da falta de especialização o número da produção é diminuído e sobram vagas disponíveis (IN 360°, 2011).
O preconceito, a falta de apoio do Estado e da sociedade e a pouca qualificação diminuem as oportunidades de trabalho para ex-detentas. Dessa forma, a reinserção social dessas mulheres no mercado de trabalho acaba sendo dificultada. Em função disso, o incentivo a cometer novos crimes aumenta (CEJIL ET AL, 2007).
Em vista disso, ao observar a carência de mão de obra no setor de corte e costura e a necessidade de reintegrar ex-detentas no mercado de trabalho e na sociedade, a proposta do grupo é um projeto de inclusão social para quem já cumpriu pena e busca novas oportunidades de trabalho.
Para a realização do projeto será feita uma parceria com uma empresa de moda mineira que disponibilizará espaço e equipamentos e com um órgão que será responsável pela formação profissional das ex-detentas. A