Projeto de solidworks
O mercado consumidor do ponto de vista de quem vende vai da qualidade do produto oferecido ao tratamento dado no ato da compra de um determinado produto.
Quanto mais o consumista conhecer o produto, melhor será as vantagens que ele pode obter numa possível compra.
Outro dado relevante é que quanto mais baixa a taxa de desemprego de uma determinada região ou país, maior o poder de consumo.
Outro ponto relevante é o custo benefício, exemplo celular dual chip em sua maioria oferecida pelo mercado chinês e paraguaio e hoje as grandes empresas do segmento viram a necessidade de oferecer produtos dual chip, devido a grande procura do consumidor.
O fato de em um mesmo aparelho poder usar duas operadoras usando seus benefícios, promoções, revolucionou o mercado. (melhorar essa frase).
Todo consumidor é vulnerável no mercado de consumo
O consumidor por princípio (inciso I, artigo 4º, CDC) é vulnerável perante o fornecedor de produtos e serviços, uma vez que este, no sistema capitalista, impõe sua vontade no mercado de consumo, fazendo com que os consumidores, se sujeitem quando querem/podem/necessitam contratar as regras estabelecidas que vão, desde as limitações de escolhas por conta do padronização de produtos e serviços, até o modelo contratual estabelecido.
O fornecedor é detentor do conhecimento técnico da produção e do fornecimento de seu serviço, podendo, assim, impor sua vontade ante ao despreparo do consumidor, ou seja, as escolhas de consumo feitas pelo consumidor não são livres, mas direcionadas pelos fornecedores, que determinam o produto e as suas características, bem como será promovido o serviço, cabendo ao consumidor à escolha de consumir ou não dentro dos critérios estabelecidos pelo fornecedor. Tomemos como exemplo a compra de um carro: de saída, o consumidor só poderá escolher dentre os modelos ofertada no mercado de consumo, e, uma vez feita à escolha pelo modelo, os itens de série, opcionais e até mesmo