PROJETO DE REVESTIMENTO CERÂMICO
1. PARÂMETROS DO PROJETO
Os parâmetros do projeto devem ser atentamente considerados no momento da especificação do revestimento cerâmico em paredes internas.
Os principais parâmetros a serem considerados ao se projetar o revestimento cerâmico são:
- Natureza e características da base: A base pode ser constituída por componentes de alvenaria de diferentes tipos, como por exemplo: blocos cerâmicos, blocos de concreto e também por elementos estruturais como vigas e pilares de concreto armado.
- Características das camadas constituintes: Deve ser considerada, na elaboração de projetos, cada uma das camadas que compõe o SRC, isto é, os materiais constituintes, suas espessuras e outros fatores, como técnicas apuradas para a produção. A camada de regularização (emboço) deve possuir valores mínimos de espessura de 10 mm para as superfícies internas. A espessura da camada de fixação é definida pela geometria do verso (tardoz) das placas cerâmicas, ou seja, quanto maiores forem as garras mais espessas deve ser a camada de argamassa colante, apresentando espessura entre 2 e 5 mm de acordo com a regularidade superficial do seu substrato.
- Solicitações do revestimento: A base e o emboço do SRC estarão sujeitos a uma série de solicitações durante a vida útil do revestimento cerâmico, em maiores proporções em ambientes externos do que os internos, onde é exigida maior resistência à ação de intempéries até que a camada de fixação seja aplicada.
- Condições de exposição: O projeto do SRC quando elaborado, deve considerar sob que condições estarão sendo executados estes trabalhos. No caso de edifícios habitacionais e comerciais, e se tratando de revestimento interno.