Projeto de restauro do calabouço e casa da guarda da fortaleza são josé da ponta grossa

552 palavras 3 páginas
PROJETO DE RESTAURO DO CALABOUÇO E CASA DA GUARDA DA
FORTALEZA SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA
Sérgio Castello Branco Nappi1
Manuela Marques Lalane2

Parte integrante do maior conjunto defensivo do sul do Brasil, a Fortaleza de São José da
Ponta Grossa compõe um dos mais belos cenários arquitetônicos e paisagísticos da Ilha de Santa
Catarina. Distribuída em três diferentes terraplenos interligados por rampas e cercados por espessas muralhas de pedra, a Fortaleza forma um harmonioso conjunto perfeitamente adaptado à topografia local. Junto a Portada, um de seus edifícios mais significativos, estão localizados o
Calabouço, antigo lugar de prisão preventiva ou provisória, e a Casa da Guarda, posto de vigilância e controle de entrada e saída da Fortificação. Semi-enterradas, essas edificações apresentam-se em avançado estado de deterioração, comprometendo tanto o Patrimônio Cultural legado, como a saúde dos usuários e, principalmente, dos funcionários que exercem a função de recepção e guarda da Fortaleza.
A proposta de restauro e conservação do Calabouço e Casa da Guarda, que estão representados na Figura 1, foi precedida de pesquisa histórica, levantamento fotográfico e arquitetônico e levantamento dos problemas patológicos existentes.

Figura 1: Corte Esquemático: à esq. Calabouço e à dir. Casa da Guarda. Fonte: ETUSC3

1

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor de Graduação e PósGraduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa Universidade.
2
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina e
Graduada em Arquitetura e Urbanismo nesta Universidade.
3
Escritório Técnico e Administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (ETUSC).

Foram observados sérios danos causados pela presença intensa de umidade, agravados pela iluminação e ventilação natural ineficientes. O projeto elaborado baseia-se, portanto, nas seguintes etapas, referentes às

Relacionados

  • O tempo do proximo
    122642 palavras | 491 páginas