Projeto de redes
COORDENAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMUNICAÇÃO
PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DA REDE DO CIAE
PARTE 1
Daniel Araújo Tormin
Everton José Vieira
GOIÂNIA
2009/2
1. RESTRIÇÕES DO NEGÓCIO
1.1. Conhecendo o negócio
A rede do CIAE é exclusivamente de cunho acadêmico e sem fins lucrativos. O projeto de aperfeiçoamento desta rede não observará aspectos de lucros financeiros, mas se preocupará, basicamente, com a melhoria ao acesso à internet, diminuir o congestionamento do tráfego e garantir uma rede mais segura e de melhor benefício para o crescimento acadêmico dos alunos.
1.2. Estrutura organizacional
O CIAE é dividido em oito salas, sendo cinco para uso dos alunos em aulas práticas com disponibilidade ao acesso à internet. A coordenação do CIAE é de responsabilidade da servidora Andréia que conta também com o apoio de alguns professores que fazem parte da Coordenação de Informática e com a ajuda de estagiários e bolsistas que ficam na parte de recepção e de manutenção dos laboratórios. Os laboratórios estão sob a responsabilidade do professor Carlos que está trabalhando para a melhoria da rede do CIAE. No aspecto físico, o CIAE possui um rack que recebe sinal vindo do servidor do IFG e distribui por cabeamento para todas as salas. Cada sala possui um pequeno armário com um Hub distribuidor. Há também no CIAE um acess point que gera sinal wirelless.
1.3. Objetivo da rede
O objetivo da rede do CIAE é puramente acadêmico no sentido de proporcionar aprendizado e conhecimento para os usuários através de pesquisa, laboratórios, simulações, aulas práticas usando os recursos da rede, equipamentos, aplicativos disponibilizados.
1.4. Critérios para o sucesso
O CIAE precisa de uma rede que atenda tanto a necessidade dos professores em relação aos recursos didáticos e laboratoriais para usufruto de suas aulas e também a necessidade dos alunos em ter equipamentos de