Projeto de redes
Cassiano de Moura
Fábio da Silva Melo
Thiago Soares de Almeida
Trabalho Fundamentos de Redes
São Paulo
2012
Projeto de Rede
Após analise do cenário foi concluído que a melhor topologia a ser implantada deve ser a topologia árvore, composta por vários níveis hierárquicos, assumindo meio físico de estrutura arborescente com vários níveis, onde os pontos de acesso ocupam o lugar de folhas de árvore, e permite facilmente a expansão da rede em um cenário futuro.
Um roteador Cisco RV042 Dual Wan que possui duas portas Fast Ethernet de WAN para balanceamento de carga, centralizado, recebe as informações de dois links de internet 30megas Fibra e 10megas que é usado para aumentar a largura de banda de rede, assim distribui para o térreo e para o primeiro andar, que possui um switch em cada ambiente.
No térreo o hub foi substituído pelo Switch Cisco Catalyst 6500 com 2 terabits por segundo e tecidos com capacidades de 80Gbps de comutação por slot, pois com o switch é possível gerenciar a rede. Esse switch interligado ao roteador prove redundância para que não haja perda de sinal, caso um switch pare de funcionar o outro distribui informações para as dez máquinas.
O cabo da rede foi reformulado por cabos Furukawa e seguindo normas técnicas da EIA/TIA.
O primeiro andar recebeu atualização dos dispositivos de rede, onde os hubs foram substituídos por switch, roteadores, Access point para acesso a rede por dispositivo sem fio, facilitando aos usuários com notebooks, tablets, terem acesso à rede e internet.
Servidores com firewall e antivírus foram acrescentados para prover a segurança dos dados trafegados na rede além de Access point com criptografia WPA com AES e restrição de MAC Address.
O novo cenário possui a seguinte configuração:
1º - O Servidor1 está com a seguinte configuração:
Sistema – Windows 2008 Server R2
Instalado com os Serviços: Active Directory, DHCP, DNS, File Server e Servidor de Backup.
2º - O Servidor2