Projeto de redes
Uma rede local, também denominada LAN – Local Área Network, possui dois componentes: o ativo e o passivo. O componente passivo é representado pelo conjunto de elementos responsáveis pelo transporte de dados de um meio físico e é composto de cabos, acessórios de cabeamento e tubulações. O componente ativo, por sua vez, compreende os dispositivos eletrônicos, suas tecnologias e a topologia envolvida na transmissão de dados entre estações.
O componente passivo, neste documento, será baseado no modelo de cabeamento estruturado desenvolvido pela EIA/TIA 568-A e ISO11801. CABEAMENTO ESTRUTURADO
Um sistema de cabeamento estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia cujas principais características são:
Arquitetura aberta;
Meio de transmissão e disposição física padronizados;
Aderência a padrões internacionais;
Projeto e instalação sistematizados.
Este sistema integra diversos meios de transmissão (cabos metálicos, fibra óptica, radio, etc.) que suportam múltiplas aplicações incluindo voz, vídeo, dados, sinalização e controle. O conjunto de especificações garante a implantação modular com capacidade de expansão programada. Os produtos utilizados asseguram conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a infra-estrutura para as tecnologias emergentes. A topologia empregada facilita os diagnósticos e manutenções.
Os seguintes elementos pertencem ao sistema de cabeamento estruturado:
1. Distribuidor Geral de Telecomunicações;
2. Sala de Equipamentos de TI;
3. Cabeamento Tronco;
4. Armário de Telecomunicações;
5. Cabeamento Horizontal;
6. Área de Trabalho
Cada edificação da Sede da Empresa será conectada a Sala de Equipamentos de TI por um único cabo de fibra óptica, encaminhado através do Distribuidor Geral de Telecomunicações, sala esta que concentrará o núcleo da rede local.
Esta sala deverá ser constituída de infra-estrutura elétrica