Projeto de reciclagem de lixo
Nos dias que correm, a proteção do meio ambiente tornou-se num desafio muito difícil, pois a natureza vem sendo constantemente agredida pelo homem através da poluição da atmosfera, das águas dos mares e dos rios, dos lençóis freáticos, provocando assim várias catástrofes naturais tais como tempestades, furacões, tsunamis entre outros. Partindo desse pressuposto, torna-se necessário agir urgentemente na revertência desse panorama. Através do nosso pensar de forma global pretendemos agir localmente no intuito de fazer a nossa para proteger o meio ambiente de que dependemos para sobreviver.
Um dos grandes problemas que as grandes cidades do mundo enfrentam é o problema do lixo quer seja em países desenvolvidos ou não, todavia a cidade da praia embora seja pequena em relação a outras cidades do mundo a fora não é indiferente perante esse contexto.
O homem colocando o lixo no contentor, ou jogando-a em terreno inúteis, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão e cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos inúteis favorece o desenvolvimento de insetos e outros transmissores de doença.
1. Enquadramento do projeto
A empresa ReciPraia é um projeto que vem sendo pensando desde 2010 pelo empreendedor Lindo Luís Barbosa e pela sua sócia Berta Andérica Fortes. A ideia de abrir um negócio sustentável através da reciclagem, deve-se ao atual momento que é vivenciado por todos; um mundo onde o homem cria e destrói o que ele mesmo faz. Quando foi identificado que os resíduos eram jogados fora e ali acabava o seu ciclo, o primeiro pensamento foi, porque não ganhar dinheiro com o lixo, seria um negócio certo, pois em muitas outras empresas, o custo mais alto é de matéria-prima, e para este empreendimento a matéria-prima viria do lixo.
Enfim, depois de nascer essa ideia, o empreendedor e a sócia têm um único objetivo, conciliar a experiência profissional de ambos e estudar a viabilidade