PROJETO DE QUALIDADE DE TAGUCHI
O projecto de qualidade de Taguchi , incide fundamentalmente em 3 áreas distintas:
Projecto do sistema
É o processo de aplicação de conhecimentos de engenharia e científicos de maneira a produzir um projecto básico dum protótipo funcional. O projecto inicial pode ser funcional mas poderá estar muito longe dos termos óptimos de qualidade e de custo.
Projecto de parâmetros
Meios de reduzir custos e melhorar as performances sem remover as causas da variação. O projecto de parâmetros requer sempre uma experiência para a avaliação dos efeitos dos factores de ruído nas características da performance de um determinado produto. O objectivo desta experiência é o de seleccionar os níveis óptimos dos parâmetros do projecto, de maneira que o sistema seja funcional, que tenha um alto nível de performance independentemente das condições de uso, e que seja robusto aos factores de ruído.
Tradicionalmente ,fazer experiências com as variáveis de projecto, mudando uma de cada vez ou por tentativa erro, torna-se um processo muito demorado e muito caro, até encontrar a combinação óptima de parâmetros do projecto. Em muitos casos, devido ás pressões existentes do mercado , o resultado ( devido á falta de tempo ), é um produto que está longe de ser considerado óptimo. Como exemplo, se um projectista estiver a estudar 13 parâmetros de controle, e cada um tiver 3 níveis, variando 1 factor de cada vez, significaria estudar 1.594.323 configurações experimentais . É obvio que o tempo e os custos envolvidos na condução de um estudo tão detalhado são proibitivos.
Em contraste, o projecto robusto de Taguchi dá-nos um sistema eficiente na condução de experiências com o intuito de determinar o conjunto óptimo de parâmetros de projecto tanto a nível de performance como de custos. Este método usa matrizes ortogonais, baseado na teoria do projecto de experiências. Usando estas matrizes ortogonais, vamos reduzir significativamente o numero de