Projeto de Pratica de Historia Antiga
A) Público Alvo: 1º ano do ensino médio
B) Duração: 4 Horas /Aula
C) Objetivo: Analisar a forma com que a história de Roma foi apresentada através do filme Gladiador (2000).
D) Justificativa: É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento sobre as antigas civilizações como a de Roma por exemplo, para com isso entender as transformações da sociedade e do mundo como um todo e compreender como as antigas civilizações influenciaram a sociedade na qual conhecemos hoje.
E) Conteúdo: O contexto no qual o filme relata é sobre o Império, que foi o terceiro e último período da civilização romana.
Durante o Império consolida-se o modo de produção escravista que se desenvolve até o século III, período no qual ocorre a crise no escravismo e consequentemente do próprio Império.
O filme é relatado no Baixo Império mais exatamente no governo de Marco Aurélio
(161-180), tendo como principal cenário o Coliseu, onde aconteciam os combates de gladiadores e também o martírio de muitos cristãos.
O filme enquadra-se no processo da crise do Império romano, onde o fim das guerras e conquistas e processo inflacionário corroeu a economia romana, não podemos deixar de citar que a corrupção, a falta de riquezas e a mão-de-obra escrava contribuíram em muito para que esta crise acontecesse.
Durante o Império ocorreram às invasões bárbaras que se estendeu até a queda de
Roma em 476, é neste contexto que o fiel general Máximo é inserido.
Com a morte de Marco Aurélio( imperador), que em alguns textos afirmam que foi seu filho Cômodo que o assassinou, mas o que realmente leva-se em conta é que ele morreu de peste, deixando seu poder para Cômodo, que por ciúmes e inveja transformou o general Máximo em escravo e como consequência em um gladiador.
O que Cômodo não esperava era que Máximo sobreviveria e ganharia a torcida e a estima do povo romano.
Estudaremos sobre o escravismo, os gladiadores, o Império romano
(socioeconômico), e o Coliseu