Projeto De Pesquisa
Tema: Maus tratos aos idosos
Negligencia e maus tratos a idosos no âmbito familiar
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a média da expectativa de vida tem aumentado, de acordo com as estatisticas do IBGE 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) o número da população idosa aumenta aceleradamente no Brasil, causando assim, uma tranformação demográfica que inverterá a pirâmide social, contendo mais idosos do que jovens, assim afirma Félix (2007, p.23), desta forma constata-se que o número de idosos também tem aumentado, porém na maioria das vezes esses idosos não são tratados da forma que deveriam ser, pois a velhice carrega os estigmas da incapacidade funcional e social do individuo, reduzindo o idoso, muitas vezes, a um fardo para os seus responsaveis, concorrendo assim, à exclusão familiar e social. A violência familiar é um problema que se agrava e se estende, gradativamente nos dias atuais.
Os idosos na maioria das vezes são cuidados por alguém da familia, dependendo dos familiares para diversass coisas, seja nos cuidados da saúde, na situação financeira, ou até mesmo pela questão da convivência familiar, sendo que em alguns casos, muitos desses idosos acabam sofrendo maus tratos e sendo negligenciados. Segundo Souza (2004) a violência doméstica ou intrafamiliar pode-se afirmar que é toda e qualquer ação ou omissão que restringe a dignidade, o respeito, a liberdade, a integridade fisica e psicológica e o pleno desenvolvimento por parte de um membro familiar. A pessoa que pratica essa agressão pode ser da familia, como parente ou pessoa que exerce a função parental sem haver laços sanguineos. A violência doméstica pode acontecer dentro ou fora do ambiente familiar.
A Organização Mundial De Saúde (OMS) define violência contra o idoso como um ato único ou repetitivoou mesmo a omissão, podendo ser tanto intencional omo involutária, que causa dano, sofrimento ou angustia.
Pesquisas revelam classificações quanto à tipologia de violência