PROJETO DE PESQUISA
Tema:
Identidade do trabalho docente
Problema:
Como foi construída a formação docente ao longo dos anos?
Hipótese:
As praticas tradicionais serão superadas, adotando-se mais atitudes dialógicas. Por meio de aprendizagens dinâmicas e ativas, será possível construir conhecimentos e habilidades para que sejam desenvolvidos profissionais reflexivos e investigativos.
Introdução:
O presente projeto científico intitulado “Identidade do trabalho docente”, tem como objetivo pesquisar sobre a construção da formação docente ao longo dos anos, identificando o desenvolvimento do trabalho do profissional da educação. A pesquisa bibliográfica possibilitará o uso do método indutivo, buscando referência em autores que abordam o assunto, tais como PASSOS (2011), BORGES (2013), dentre outros. Ao final, serão apresentadas as conclusões da pesquisa.
Objetivo Geral:
Pesquisar como foi à formação do trabalho docente.
Objetivos específicos:
Identificar o desenvolvimento do trabalho docente, ao longo da história.
Descrever como se deu o desenvolvimento e a valorização do trabalho docente no bojo da história da educação.
Pontuar sobre a profissão docente no contexto atual.
Justificativa: O trabalho docente requer constante reflexão e aprofundamento porque é complexo e interativo, uma vez que produz resultados sobre o humano. O papel da docência como sendo uma atividade onde o trabalhador se dedica ao seu “objeto” de trabalho, que é justamente outro ser humano, no mundo fundamental da interação humano, logo, o professor deve estar envolvido no processo, pois o trabalho docente se torna mais intenso á medida que assume novos requisitos sobre as condições, a natureza e a organização do ensino, o que se caracteriza como um desafio para os professores.
Nesta perspectiva a pesquisa se justifica, por se tratar de um tema polêmico e atual.
Referencial teórico:
BORGES, Maria Cecília. Formação de