PROJETO DE PESQUISA
PROJETO DE PESQUISA:
BIOLOGIA – A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
Rafael Ribeiro Barbosa
Orientador: Silvanete Pereira dos Santos
BRASÍLIA
2015
Introdução
A evolução mostra a mudança em seres vivos, tanto que a biologia evolutiva seja uma grande ciência, e está ficando maior. Os biólogos evolucionistas desenvolveram pesquisas em algumas ciências, como a genética molecular, morfologia e a embriologia, descobertas a uma velocidade mais ou menos estável. Eles trabalhavam com materiais tão diversos como compostos químicos. A evolução por seleção natural era representada por uma idéia de beleza singela e de fácil compreensão, sendo assim, uma das idéias mais poderosas em todas as áreas da ciência e é a única teoria que pode seriamente reivindicar a condição de unificar a biologia. Ela é capaz de dar sentido aos fatos que ocorrem no mundo invisível de uma formiga percorrendo sua sobrevivência entre as estações do ano, nos vales férteis de uma primavera ou até mesmo entre os animais mais ferozes do ambiente terrestre.
Objetivo Geral:
A biologia evolutiva ocupa um lugar central na moderna biologia. Este campo de investigação das ciências biológicas é o nexo de ligação entre diversas de suas áreas, explicando como as estruturas, funções e comportamentos dos seres vivos, suas populações e suas comunidades originam-se e mudam ao longo do tempo. Além disso, os recentes avanços em áreas como a genômica e a bioinformática são claramente profundamente dependentes dos termos e conceitos da biologia evolutiva.
Objetivos específicos:
Nos últimos tempos, os avanços tecnológicos propiciados pela biologia molecular e pela genética que, até então, só eram empregados em pesquisa, começaram a ser utilizados na prática clínica. Embora seu uso de rotina no diagnóstico laboratorial ainda seja limitado, quer pela falta de automação ou pelo custo elevado, cada vez mais as técnicas de diagnóstico