Projeto De Pesquisa
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO – PROJETO DE PESQUISA
ÂNGLISTON TAINÃ CAMILOTTI
PROJETO CONSTRUTIVO DE UM CENTRO HÍPICO
RIBEIRÃO PRETO
2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o bem-estar em instalações zootécnicas voltadas para equinos e propor um projeto arquitetônico para a construção de uma Hípica. Procurou-se observar as necessidades físicas e psicológicas dos cavalos para dimensionar os espaços e, também, para criar ambientes que sejam agradáveis aos usuários.
Temática:
O eixo temático de estudo será de um complexo de edifícios multifuncionais, envolvendo as áreas de esportes, de educação, de saúde e de entretenimento. O objeto de estudo será um centro hípico, onde haverá treinamento de cavalos, escola de equitação, tratamentos em clínica veterinária, laboratórios de desenvolvimento genético, comercialização de animais e tratamento de equoterapia aberto à sociedade.
Histórico - O Homem e o Cavalo:
Segundo os estudos biológicos, o cavalo existe há cerca de 55 milhões de anos e tem no Eohippus um de seus mais antigos ancestrais. Por volta de três milhões de anos, a espécie Equus já apresentava cascos e teve a capacidade de se espalhar por diferentes partes do mundo. E assim, alguns milhares de anos, homem e cavalo se encontrariam para a realização de várias tarefas que envolveriam a agricultura, o transporte, a guerra e até mesmo o esporte (Rainer Sousa,2014).
Desde que o homem aprendeu a domar este animal, ambos passaram juntos por toda a história, não somente em guerras, inquisições e colonizações, por exemplo, como também em muitas atividades esportivas e de entretenimento. Problematização: Pensar em instalações específicas para o setor de equinos, mas diferentes de tudo que já vem sendo feito. Ter uma visão de todas as funções que abrigaram o programa e encaixar em vários blocos de construções as atividades a serem executadas. Levar em conta a preocupação com bem-estar humano e animal