Projeto de pesquisa
Capa de Bernardo Marques
Reservados todos os direitos pela legislação em vigor.
COLECÇÃO DOIS MUNDOS
ERNEST HEMINGWAY
POR QUEM
OS SINOS DOBRAM
TRADUÇÃO DE
MONTEIRO LOBATO
REVISÃO DE
ALFREDO MARGARIDO
EDIÇÃO DA COMPANHIA EDITORA NACIONAL-SÃo PAuLo
PARA LIVROS DO BRASIL, LIMITADA
RUA DOS CAETANOS, 22-LISBOA
Nenhum homem é uma ILHA isolada; cada homem é uma partícula do coNTineNTE, uma parte da TERRa; se um torrão é arrastado para o MAR, a EUROPA fica diminuída, como se fosse um PRomoNTório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a TUA PRóPRIA; a MORTE de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do GÉNERO HUMANO.
E por isso não perguntes por quem os
SiNos dobram; eles dobram por TI.
joHN DoNN
Este livro é para
MARtha GELLHORn
CAPÍTULO I
DEITADo de bruços, sobre a caruma do pinhal, com o queixo apoiado nos braços cruzados, ele ouvia o vento soprar entre a ramaria das árvores. A encosta da montanha, no ponto em que repousava, tinha pouco declive, mas mais abaixo tornava-se íngreme e ele via a curva negra da estrada alcatroada que seguia o desfiladeiro. Um rio corria ao longo da estrada e, muito mais abaixo, distinguia-se uma serração na margem da corrente e a cascata da represa, brilhando sob a luz estival.
-É aquela a serração? -perguntou.
-É.
-Não me lembrava.
-Foi construída depois da tua partida. A antiga fica mais adiante, muito abaixo do desfiladeiro.
O rapaz abriu o mapa, cópia fotográfica do mapa do Estado-Maior, e estudou-o cuidadosamente. O guia, um velho entroncado e sólido, vestindo a blusa preta dos camponeses, calças cinzentas e alparcatas de lona e corda, olhava por cima do ombro do seu companheiro. Estava ofegante da subida, com, uma das mãos apoiada sobre um dos dois pesados sacos que tinham trazido.
-Então não se pode ver daqui a ponte...
-Não-disse o velho.-Aqui ainda o desfiladeiro é pouco íngreme e o rio corre