PROJETO DE PESQUISA
RAFAELA MIL
GRUPO DE APOIO A PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
MARINGÁ
2014
ANDRESSA BARROCO
CAROLINE PIANTA
GEOVANNI VAZ
THAIANY LEONEL
GRUPO DE APOIO A PESSOAS DA TERCEIRA IDADE
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia como requisito para obtenção da nota parcial do 2º. bimestre da disciplina de Estágio Supervisionado II. Orientadora: Profª. Cristina Di Benedetto.
MARINGÁ
2014
1- Envelhecimento como parte do processo de desenvolvimento psicológico
Envelhecer, o destino de todos e medo de todos. Envelhecer faz parte do ciclo da vida, porém a maneira como lidamos com isso é individual e própria de cada um. Zimerman (2007) postula que a velhice pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais. Porém a velhice é uma representação social não tão antiga, ela sempre existiu, porém a expectativa de vida não passava dos 50 anos. Hoje através da qualidade de vida, acesso a informação e novas tecnologias a expectativa de vida tem aumentado significadamente na maioria dos países. O que na Idade média era tratado como privilégio dos ricos e poderosos, hoje é comum a todos. Todos nós vamos envelhecer. Mas é escolha nossa decidir como vamos vivenciar este período.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (Zimerman, 2007), a expectativa de vida da população mundial é de 66 anos e passará a ser de 73 em 2025. No Brasil essa média é de 67 anos, devido as novas políticas para idosos que estão sendo implantadas. Outro ponto interessante, se resulta da queda na natalidade infantil, o país está perdendo o status de “país jovem”. Alguns países como Japão e Suécia já são conhecidos por suas populações idosas e já pensam em ações para incentivar a natalidade.
As necessidades do idoso mudaram conforme o passar do tempo, hoje eles são uma demanda que precisa constantemente de uma assistência em âmbito institucional, político, econômico e da