projeto de pesquisa
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ALUNO: ANTONIA DE JESUS FERREIRA DE ANDRADE LESSA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Atividade avaliativa 01
FLORIANO - PI 2014
ATIVIDADE AVALIATIVA 01
UNIDADE I
1. Em que momento histórico houve o surgimento da Educação especial? Que circunstâncias marcaram esse fato?
Na Idade Moderna, época do surgimento do capitalismo, a sociedade vai mudar significativamente sua posição em relação à pessoa com deficiência. A visão mística cede lugar a novas perspectivas humanísticas. Com o advento da ciência inicia-se o interesse científico pela temática da deficiência. As deficiências são vistas como patológicas e o atendimento oferecido é, sobretudo, na área médica.
De acordo com Cardoso (2003), entre o final do século XVIII e início do século XIX tem início, em alguns países, o período da institucionalização especializada, marcando o surgimento da Educação Especial. São criadas as escolas especiais, iniciando um período de segregação das pessoas com deficiência.
2. Que diferença pode-se estabelecer entre os conceitos de integração e inclusão?
Na inclusão é a escola que abre os braços para acolher todos os alunos; na integração é o aluno que tem de se adaptar às exigências da escola. Na primeira, o fracasso escolar é de responsabilidade da escola, ou melhor, de todos (autoridades, professores, pais, alunos); na segunda, o fracasso é do aluno que não teve competência para se adaptar às regras inflexíveis da escola, que presta mais atenção aos impedimentos do que aos potenciais das crianças. A inclusão é estar com o outro; a integração é estar junto ao outro (que não necessariamente significa compartir nem aceitar estamos junto dele, mas não estamos com ele).
3. Que importância tiveram na implementação de políticas públicas de orientação inclusiva, os seguintes dispositivos legais:
Lei nº.