projeto de pesquisa
O estudo busca em seus objetivos levantar informações sobre os reais processos de mudanças de comportamentos indígenas em contato com o homem citadino, ao ponto desses esquecerem seus verdadeiros costumes que foram passados pelos seus antepassados e aderirem à vida urbana.
Um exemplo que podemos citar é o caso da tribo de Tukúna que foram colocados na economia da coleta de látex desde o momento em que seringalistas tomaram suas terras, no inicio do século, os que moravam próximos aos igarapés, onde os mesmos eram obrigados proverem seus sustentos, no caso trabalhando para os seringalistas.
O tema trás em sua importância a questão de extinção dos verdadeiros costumes indígenas através do seu contato cada vez maior com a urbanização que se expande cada vez mais na região amazônica, consequentemente haverá uma invasão em seu meio.
Usando a ideia de comportamento-operante com o reforço, podemos analisar psicologicamente esse procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente, se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos.
Abordamos também o estudo do tema dentro da antropologia partir de uma investigação de campo ancorada nos aspectos que envolvem a problemática das relações ainda existentes das tribos indígenas com o homem branco, destacando