Projeto de pesquisa
ADEMAR JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
DISPENSA E INEXIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Goiânia
2012/2
SUMÁRIO
1. TEMA 3
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVOS 6
4.1 Objetivo Geral 6
4.2 Objetivos Específicos 6
5 METODOLOGIA 7
6 REFERENCIAL TEÓRICO 8
7 SUMÁRIO PROVISÓRIO DA MONORAFIA 11
8 CRONOGRAMA 13
9 REFERÊNCIAS 14
TEMA
Dispensa e Inexibilidade de Licitação
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O trabalho que segue apresenta a temática da Dispensa e Inexibilidade da Licitação sabendo que o Estado tem suas necessidades assim como o ser humano. Para satisfazer tais necessidades o Poder Público pode juntar os recursos materiais, instrumentais e tecnológicos que a situação exige e resolver por si só a demanda ou, então, pode escolher por contratar um particular que forneça ou realize o que precisa.
Entretanto, a Administração não tem discricionariedade plena para eleger com quem ela vai contratar, já que a sua principal função e defender e concretizar o interesse da coletividade. Exatamente neste contexto que se inclui a licitação, procedimento adotado pelo Estado quando não for cabível ou conveniente suprir suas necessidades por si só, havendo então a necessidade de contratar com um particular.
3 JUSTIFICATIVA
O tema mostra-se relevante no cenário atual, pois, com a licitação, entre outros fins, o legislador procurou garantir a contratação contra conluios, partindo do pressuposto ou do preconceito de que administradores e administrados não merecem confiança. Mas os conluios subsistiram com a