Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa:
Ensino Religioso ro Trabalho acadêmico apresentado ao
Prof. ° _________________________________ da disciplina Laboratório de História III como exigência parcial do Curso de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Março de
Recorte Histórico
Projeto de Pesquisa
Introdução e Delimitação do Tema
Revisão Bibliográfica
Justificativa e Objetivos
Quadro Teórico
Hipóteses
Conclusão
Bibliografia
Recorte Histórico
O problema com o Ensino Religioso (ER) nas escolas é antigo. No Brasil, começa com a chegada dos Jesuítas em 1549, o que já vai juntando, desde o início, a escolarização brasileira e os objetivos colonizadores e de catequese. O domínio dos jesuítas na educação vai durar 210 anos até que, expulsos das colônias portuguesas, o que sobra de ensino no Brasil, naquele momento, continua sendo oferecido por outras ordens religiosas.
“Na alta Idade Média foi central para esse processo a criação de escolas nos claustros das Catedrais”. Mudanças sociais levaram a disputas entre o clero e os leigos pelo domínio da Instrução. (...). . Nesse contexto de disputa foi marcante a luta dos jesuítas no século XVI para impedir a Reforma e sua insistência em habituar os estudantes a pensarem em latim e fazer o meio escolar estranho aos costumes da cidade. São exemplo de autonomia relativa do sistema escolar e de sua importância como meio de “dominação das almas” (Filloux, 1994, p. 30).
Com a administração de Marquês de Pombal no Brasil, foram instauradas novas diretrizes no Brasil e em Portugal. Segundo um autor de época “numerosas foram às escolas de primeiras letras, as aulas e cadeiras de gramática, geografia, latim, grego, hebraico, retórica, poética, filosofia, matemática, entre outras. Abertas em todo o país, até em pequenas vilas, a partir da reforma pombalina”. Com o fim do governo de Pombal, o ensino religioso voltou a ser