Projeto de Pesquisa
Departamento de Psicologia
Métodos de Pesquisa em Psicologia
Projeto de Pesquisa
Goiânia – 2014/1
Tema
Tecnologia
Assunto
O acesso desenfreado dos jovens as tecnologias nos dias atuais
Problema:
A omissão dos pais em relação à programação e acesso a tecnologia dos filhos e o uso excessivo das redes sociais.
Hipóteses:
Hp1: Crianças menores de 10 anos assistindo programações censuradas a menores de 12, 16 e até mesmo 18 anos.
Hp2: Pais que não tem nenhum conhecimento quanto a certos tipos de tecnologias e acesso a internet, presenteiam seus filhos com computares, tablets, e etc. Sem ter a mínima capacidade de limitar o que o filho deve ou não ver ali.
Hp3: O altíssimo fluxo de informações que a internet passa aos jovens, sem que os mesmo tenham a capacidade de administrar todas elas.
Objetivo:
Buscamos saber se os pais estão atentos ao que os filhos veem na TV e acessam na Internet, enfim, qualquer contato com tecnologia e mídia em massa.
Justificativa:
“A velocidade com que os jovens aprendem a lidar com os [produtos] eletrônicos é fantástica. A minha geração iria ler o manual, ver o funcionamento e testar. Os jovens de hoje fuçam mais e não têm medo”.
-Mara Cristina de Souza Gomes, Jornalista.
Nos dias atuais não é difícil encontrarmos crianças menores de dez anos portando celulares, tablets, acessórios de ultima geração, pelo contrário, isso é bastante “comum”, basta irmos a alguns Shoppings, Parques, etc.
Esse contato com esses tipos de tecnologia vem acontecendo cada vez mais cedo e grande parte dessas crianças quando jovens tornam-se verdadeiros escravos controlados pela mídia em massa, é o que costuma acontecer quando há o uso excessivo das redes sociais e o problema não para por ai, esse uso excessivo causa várias e graves consequências como depressão, estresse e também pode trazer sérios riscos a vida social.
“Pesquisa realizada pela Universidade Edinburgh Napier, no Reino Unido, revela