PROJETO DE PESQUISA
Coordenadores: Paulo Roberto Abreu e Luciana Roberta Danola Cardoso.
Local e data: Brasília, 2008
Objetivo: O objetivo da pesquisa é mostrar o aumento da incidência de anorexia nervosa, sobretudo entre mulheres, pela grande pressão cultural que define os padrões de beleza desejáveis. Tema: Foi sugerido pela coordenadora responsável pelo projeto de pesquisa, e visa a importância de compreender o distúrbio alimentar, se embasando em um caso clinico de anorexia nervosa.
Delimitação do Tema: Um sujeito do sexo masculino, com 12 anos de idade.
Objetivo Geral: Avaliar o comportamento alimentar do sujeito.
Objetivo Específico: Avaliar a insatisfação com sua forma física, relacionado com o medo de ganhar peso e por rejeitar qualquer tipo de alimento, seja sólido ou líquido.
Justificativa: Os padrões de beleza atualmente acabam sendo um problema para muitos, por buscarem um corpo perfeito, acabam deixando de se alimentar, desenvolvendo assim, uma anorexia. Foi apresentado ao sujeito, reforçadores em um ambiente controlado. É importante notar, que a aplicação da técnica não teve como principal objetivo o ganho, pois o engordar pode ser extremamente aversivo para o anoréxico.
Objeto: Alimento.
Problema: Má alimentação, tendo como conseqüência desmaio, fraqueza e tonturas.
Hipótese Básica: Anorexia Nervosa
Hipóteses Secundárias: Desenvolveu a doença por conta da separação dos pais.
Metodologia: Um sujeito com 12 anos, atendimento no Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo, foram realizado quatro entrevistas. Método de abordagem: Entrevista e análise técnica do paciente em questão.
Método de procedimento: Entrevista.
Técnicas: Observação e entrevista direta.
Delimitação do Universo: O principal sujeito da pesquisa era do sexo