Projeto de Pesquisa
ARIANE PAIZANTE
BÁRBARA RODRIGUES
KAIO BRAVIM
LUCAS HENRIQUE
MAYARA HANNEY
TAIANE GONÇALVES
PROJETO DE PESQUISA:
Uso de indicadores ácidos e básicos
Coronel Fabriciano
2014
ARIANE PAIZANTE
BÁRBARA RODRIGUES
KAIO BRAVIM
LUCAS HENRIQUE
MAYARA HANNEY
TAIANE GONÇALVES
PROJETO DE PESQUISA:
Uso de indicadores ácidos e básicos
Coronel Fabriciano 2014
Sumário
1 Introdução
São consideradas funções opostas quando falamos da correlação entre ácidos e bases, pois pelo que se apresentam as suas propriedades são completamente inversas. Por exemplo, se considerarmos alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos veremos que o gosto deles no geral é azedo, como ocorre com o abacaxi, limão, maracujá entre outros. Porém, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca) como o de uma banana e a pêra.
Realizar a identificação de uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar também existe um grande risco, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido acético, usado na fabricação de vinagre e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica.
Assim, as propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato não são usadas para identificar ácidos e bases.
1.1 Tema
Estudo do uso de indicadores para descobrir se a solução é acida ou básica.
1.2 Problema
Como identificar substâncias ácidas e bases em nosso cotidiano?
1.3 Objetivo
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo identificar as substâncias ácidas e básicas presentes no nosso dia-a-dia e para isso contamos com o apoio de um indicador orgânico, ou seja, despertara o interesse do leitor para a realização da pesquisa sobre o tema.
2 Referencial Teórico
Para o