Projeto de pesquisa
O objeto de estudo das Ciências Contábeis é o patrimônio das Entidades, e através deste estudo ele pode fornecer informações de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade.
Por ser uma ciência, a Contabilidade é fundamentada em princípios, que são regidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução 750/93 que trata dos seguintes princípios contábeis: da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e da Prudência.
Este trabalho visa mostrar o Princípio da Entidade em sua definição legal, o grau de importância dos princípios em geral, e também se o Princípio da Entidade é realmente respeitado nas empresas brasileiras, principalmente nas teresinenses.
Na prática será analisada a situação da aplicação do Princípio da Entidade em algumas empresas de Teresina, visando saber se ele é realmente respeitado pelos empresários e quais são seus reflexos para a empresa.
Através deste estudo será investigado o quanto o Princípio da Entidade é aplicado ou não nas empresas teresinenses, o grau de responsabilidade do Contador e qual os resultados causados à empresa, principalmente na parte financeira, devido o respeito ou desrespeito a este princípio.
2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
2.1. TEMA
O tema tratado neste trabalho serão os Princípios Contábeis, especificamente o Principio da Entidade.
2.2. PROBLEMA
O assunto específico da pesquisa será um estudo de caso em empresas teresinenses, visando mostrar o quanto é importante o respeito ao Princípio da Entidade para a vida financeira das organizações.
2.3. HIPÓTESE
Através de conhecimentos obtidos previamente, trabalharemos com a suposição provisória de que, as empresas que obedecem às proposições da contabilidade são mais bem sucedidas financeiramente comparadas com as que não obedecem aos mesmos.
2.4. OBJETIVOS
2.4.1. OBJETIVO GERAL
Nosso