projeto de pesquisa
ALUNO
CONTROLE DE MEDICAMENTOS ANTIBIÓTICOS
cidade
2014
1 Assunto
Este projeto tem o objetivo de descrever como o uso de antibióticos passou a ter controle especial para a venda ao consumidor. Farmácias e drogarias passam a informar eletronicamente a venda para a ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.
Antibióticos são medicamentos a venda sob prescrição medica, mas que eram vendidos nas farmácias até novembro de 2010 sem a apresentação obrigatória da prescrição médica, e ainda os balconistas recebem comissão pela venda.
A escolha racional do antimicrobiano é um processo complexo, que exige diagnóstico clínico laboratorial e conhecimento farmacológico dos agentes infecciosos. Logo, essa escolha deve ser realizada por um profissional habilitado e qualificado, e representa um desafio para os médicos e farmacêuticos (SOBRAVIME, 2001).
Mesmo com a restrição em 2011 a venda não caiu como mostra os dados abaixo:
O consumo de antibióticos no País cresceu 4,8% em um ano, saindo de 90,3 milhões para 94,7 milhões de unidades. O aumento ocorreu depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passar a exigir a retenção de receita para a venda desses remédios. (ESTADÃO, 30/09/2011).
2 PROBLEMA
A população estava e continua por muitos, acostumada a comprar este tipo de medicamento e se alto medicar sem indicação e controle médico. , assim deixando o uso inadequado e indiscriminado, favorecendo a ocorrência de resistência bacteriana e ineficácia terapêutica (SOBRAVIME, 2001).
Segundo Nelson Mussolini (2011), vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o mercado farmacêutico cresceu 20% no último ano. A tese da indústria para explicar o aumento nas vendas é a de que nunca houve uma automedicação tão exagerada quanto era imaginado. Mesmo com as novas normas da ANVISA, exigindo prescrição médica e