PROJETO DE PESQUISA
A eficácia do acesso à justiça na modernidade.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O acesso à justiça como preceito constitucional e sua eficácia na prática jurídica.
3 PROBLEMA
Em que medida o acesso à justiça será aplicada no sistema jurídico baiano?
4 OBJETIVO GERAL
Pesquisar de que maneira a morosidade jurídica influencia na prestação jurisdicional.
5 HIPÓTESE
Para que se tenha o direito do acesso à justiça de maneira eficaz, é necessário acabar com a morosidade jurisdicional, que tem feito com que o judiciário fique abarrotado de processos, causando uma insegurança e descrença com relação a Justiça.
6 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Indicar quais as causas que poderão ser utilizados para resolver o problema da morosidade jurídica.
Identificar quais as causas que levam a morosidade jurídica.
Investigar quais os caminhos necessários para que o acesso à justiça seja eficaz.
7 JUSTIFICATIVA
O tema proposto tem por objeto de análise a morosidade jurídica que é um problema que vem se alastrando no tempo desde a antiguidade até os dias atuais, e com isso vem retardando a efetivação do acesso à justiça.
Este tema tem sido uma problemática a ser resolvida nos nossos fóruns, posto que a cada dia que passa, estão mais abarrotados de processos. Muitos são os motivos que causam a morosidade da justiça, como a falta de servidores qualificados, as inúmeras possibilidades de recursos e até a má-fé de advogados.
O trabalho proposto, alcançando qualidade e profundidade necessárias, poderá contribuir para tentar mostrar quais os problemas que desencadeiam o acesso à justiça enfocando na morosidade jurisdicional, para então tentar encontrar possibilidades de minimizar os seus efeitos na sociedade de forma significativa.
8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diante da importância do tema, o presente trabalho deverá compreender algumas questões como eficácia das normas e morosidade jurisdicional que estão dentro do Acesso a