projeto de pesquisa
CURSO: PSICOLOGIA
2º PERÍODO/ NOTURNO
DOCENTE: MARIANA LEONESY
DISCENTES:
ADRIANA PRAZERES
CLAUDIA ALEXSANDRA
ELBA CAHUANA ILDERLAN BARBOSA
JOELMO COUTO
LÓIDE BISPO
SANDRA LUCIA
AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PRIVADA DO RECÔNCAVO BAIANO
CACHOEIRA,2013
1. PROBLEMÁTICA DA PESQUISA
Entende-se que uma das dificuldades apresentadas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é intervir pedagogicamente visando à inclusão de alunos especiais. Tendo em vista os mais diversos transtornos apresentados pelos alunos especiais, como por exemplo, o autismo, este estudo apresenta como elemento norteador de pesquisa o seguinte problema: Quais são as estratégias metodológicas utilizadas no trabalho docente com um aluno autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
2. JUSTIFICATIVA
O presente estudo se justifica a partir de quatro vertentes. São elas: acadêmica, profissional, social e pessoal. Estudar sobre crianças autistas inseridas no contexto educacional é bastante pertinente, pois este tem sido tema de diversas pesquisas no âmbito da educação especial. Muitos estudos têm sido desenvolvidos nesta área, porém nota-se ainda que à luz de Marconato (2011) este consiste em um desafio para os educadores, principalmente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é visto que faz-se necessário atender na diversidade, para atender pedagogicamente as crianças supracitadas.
Quanto à relevância profissional, sabe-se que enquanto educadores e futuros psicólogos saber lidar com crianças autistas bem como utilizar as intervenções necessárias no que diz respeito às metodologias de ensino visando um melhor rendimento acadêmico, conforme é proposta por Arilo (2010) deve-se atentar para a relevância de conhecer as peculiaridades do transtorno, para que então sejam tomadas as