Projeto de pesquisa
CURSO DE PEDAGOGIA 2012.1
LUANA RODRIQUES DE CASTRO
MARISANGELA SILVA BITENCOUT CASTRO
VALQUIRIA CONCEIÇÃO DA SILVA
EDUCAÇÃO NO BRASIL: A HISTÓRIA DAS RUPTURAS
VERA CRUZ – BAHIA
2012
LUANA RODRIQUES DE CASTRO
MARISANGELA SILVA BITENCOUT CASTRO
VALQUIRIA CONCEIÇÃO DA SILVA
EDUCAÇÃO NO BRASIL: A HISTÓRIA DAS RUPTURAS
Trabalho apresentado a Face – Faculdade de Ciências Educacionais à disciplina de Historia da Educação, ministrado pela Professora Ana Maria Reis, para obtenção parcial de nota do curso de graduação em Pedagogia do 1º semestre.
VERA CRUZ – BAHIA
2012
INTRODUÇÃO
A história da educação brasileira evolui em rupturas marcantes e com isso é muito fácil de ser estudada. A primeira delas veio com a chegada dos portugueses ao novo mundo. As populações que aqui vivam tinham suas próprias características educacionais, e convém ressaltar que eram bem menos repressivas que o modelo educacional europeu. Quando os jesuítas chegaram trouxeram os métodos pedagógicos que funcionaram ate durante 210 anos até a expulsão deles PR Marquês de Pombal. A partir daí tentou-se as aulas – regias, o subsidio literário e outros métodos até que a Família Real transferiu-se para o novo mundo.
A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundaria e assim, a nossa primeira universidade só surgiu em 1934. Por todo o Império, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas, mas não se conseguiu uma evolução significativa em termos de modelo.
Entretanto, a história é um processo em eterna evolução e não podemos considerá-lo terminado, a educação brasileira evolui em saltos desordenados e novas rupturas estão acontecendo agora mesmo.
Período Jesuítico (1549 – 1759)