Projeto de pesquisa
Com o objetivo de orientar o pesquisador em suas atividades, a obra é dividida em quatro partes. Abordando o desenvolvimento de pesquisas nas ciências sociais, os autores tratam, na primeira parte, das questões metodológicas, para, na segunda parte, orientar os leitores acerca da estrutura de projetos e relatórios. Na terceira parte, apresentam questões relacionadas à escolha e à construção dos instrumentos de coleta de dados e aos métodos indicados para seu tratamento e avaliação de resultados, concluindo, na quarta parte, com recomendações especiais para o momento de apresentação dos resultados.
No capítulo de introdução à obra, Gonçalves e Meirelles discutem a questão dos objetivos dos trabalhos de pesquisa científica, destacando as etapas a serem percorridas para a "produção de conhecimento científico, socialmente ético e relevante", na palavra dos autores. A apresentação das partes de que a obra se compõe é realizada de forma direta, objetiva e fazendo uso de um estilo de linguagem simples e sem maiores rebuscados, características básicas do estilo de redação dos autores, que são facilmente identificadas ao decorrer da leitura e estudo da obra. Aqui já uma indicação: não basta a mera leitura do livro para que o pesquisador da área de administração possa tirar o máximo proveito do conhecimento compartilhado pelos autores, mas sim deverá ser desenvolvido seu estudo consciente, cuidadoso e criterioso.
O segundo capítulo, dedicado às questões relacionadas ao conhecimento científico, lança as bases para o entendimento dos objetos de estudo dos pesquisadores, preparando o leitor para, no capítulo seguinte, tratar-se da classificação das ciências, tratando temas