Projeto de pesquisa
a) 2 meses => Leitura sistemática (ou seja, fichamento de toda a literatura básica especializada, entrevistas realizadas, documentos etc.)
b) 2 meses => Coleta dos dados
c) 1 mês => Sistematização do material coletado (Aqui você tenta responder às perguntas que você deseja e que você mesmo propôs. Caso o trabalho não preveja coleta de dados empíricos, mas seja um estudo bibliográfico o trabalho será a análise das fichas de leitura)
d) 1 mês => Escrever o texto final (redação da monografia, dissertação ou tese – ou, por exemplo, escrever o paper ou artigo para uma revista científica)
Você também pode organizar tabelas:
Tarefa/Mês 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês tarefa 1 X X tarefa 2 X X tarefa 3 X
6
* Temos que ver quantos dias ainda temos para finalizar o trabalho e dividir pelos números de partes que faltam para finalizar o trabalho pois esse dados serão inseridos no projeto.
A cada uma das etapas descritas até aqui correspondem produtos: a) fichas (de tudo que foi lido); b) dados construídos e organizados conforme procedimentos utilizados; c) esboço do texto final, normalmente disposto em diversos textos produzidos a partir da análise dos dados coletados ou, no caso de pesquisa bibliográfica, das fichas produzidas em a (nesse caso você estaria lidando com os produtos de seus fichamentos); d) texto final, paper, monografia, dissertação, tese ou relatório de pesquisa.
3. Idéias “práticas” para se fazer um projeto de pesquisa.
Como vimos, temos um modelo em três etapas para elaboração do projeto. Simples. No entanto, devemos atentar para o fato de que o principal na elaboração de um projeto de pesquisa é definir o objeto (um problema ou uma pergunta). Aliás, sobre ele é que “gira” toda a nossa pesquisa. Definir o objeto, estudá-lo, conhecê-lo e apresentá-lo em um texto escrito. Isso é normalmente o que chamamos de fazer pesquisa. Dentro desse espírito, devemos ter em mente ainda que o principal, para termos