Projeto de pesquisa
DICIPLINA: Biologia Celular
Aluno: João Pedro Fortuna de Carvalho
Material didático de ensino Assunto: * Modelo de chave-fechadura * Co-fatores e coenzimas * Fatores que afetam as enzimas * Enzimas e doenças
Modelo de chave-fechadura
As enzimas são altamente especificas. Geralmente, cada reação química que ocorre em um ser vivo é catalisada por um tempo de enzima, Essa grande especificidade decorre do fato de as moléculas de enzima se encaixarem perfeitamente com as moléculas dos substratos, como se fossem uma fechadura com sua respectiva chave.
A molécula de substrato ao se encaixar com a enzima fica em condições de reagir. Uma vez ocorrida a reação, a molécula de enzima se liberta e pode se combinar com outra molécula de substrato, repetindo o processo. As enzimas, portanto, não se desgastam durante a reação química da qual participam.
Diversos tipos de reações são controlados por enzimas.Em algumas dessas reações, o substrato é quebrado em moléculas menores, como ocorre, por exemplo, com a pepsina, que quebra proteínas, ou com a sucrase, que quebra sacarose, Em outros casos, as enzimas unem moléculas, formando substâncias maiores. Existem enzimas, ainda, que não degradam e não reúnem substratos, mas transformam-nos em outros tipos de substâncias, modificando algumas das ligações entre seu átomos. Todos esses tipos de reações estão continuamente ocorrendo no interior de qual quer organismo vivo.
Co-fatores e coenzimas
Enzimas são proteínas e são catalisadores biológicos.
Coenzimas: São enzimas