Projeto de Pesquisa
CAMPUS SP
CURSO: PSICOLOGIA
JHANNY MARROCH MARIANO
O IMPACTO DO DIVÓRCIO NO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS
São Paulo
2013
JHANNY MARROCH MARIANO
O IMPACTO DO DIVÓRCIO NO COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, para avaliação parcial da disciplina de pesquisa em psicologia III do curo de Psicologia, sob orientaçÃO do Prof. Ms Eliezer Fernandes Gums.
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1 Apresentação 4
2 Família e conflitos 5
3 Problemas que surgem após o processo de separação 7
4 Referências 9
1 APRESENTAÇÃO
Atualmente, assistimos a uma multiplicidade de estruturas familiares, como também a um aumento considerável no numero de processos de divórcios, sem necessariamente haver uma relação dos tipos de estruturas familiares com o aumento do divorcio.
O processo de separação ou divórcio pode desencadear em todos ou parte dos membros da família algumas dificuldades que vão de emocionais, financeiras, sociais até a adaptação à nova forma de vida. Sendo essa ruptura familiar nem sempre bem aceita pelos membros da família, iremos investigar os efeitos dessa separação sobre a criança, uma vez que esse enfrenta dificuldades de sociabilidade, formação de identidade, ajustamento emocional e psicológico, ou nos parecendo que essa dificuldade afeta mais as crianças.
A razão que motivou o estudo deste tema foi a verificação dos efeitos dessa separação na criança, conhecer com maior proximidade como são vivenciados estes processos por parte de crianças de pais que se separam e também por uma facilidade em encontrar material teórico a respeito do tema. Para a sociedade esse estudo é importante porque irá contribuir para auxiliar as pessoas que estão em torno deste problema, em como reagir. Este estudo também contribuirá para a