PROJETO DE PESQUISA
THAISA AMARAL PIRES
REGIANE TÚBERO DUARTE MOREIRA
VINICIUS SIQUEIRA PRETEL
MARCELO VILAS BOAS
PROJETO DE PESQUISA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA.
ADMINISTRAÇÃO
SANTA ROSA DE VITERBO/SP
ABRIL 2013
JUSTIFICATIVA
A temática Responsabilidade Socioambiental, passou a ser um assunto de extremo interesse das organizações por todo mundo. Esse fato deve-se ao um novo tipo de Economia, a economia do politicamente correto e do socialmente responsável.
As organizações buscam novas formas de atingir um consumidor cada dia mais informado e consciente, que escolhe o que consome de acordo com seus princípios éticos, suas preocupações, e cada vez mais engajado em fazer a sua parte para o bem em geral. A partir daí, as empresas começaram também preocupar-se em melhorar a visão que seus clientes e consumidores têm dela.
Há inúmeras vantagens em ser uma empresa socialmente responsável e politicamente correta, não só por melhorar sua posição perante a opinião pública e consumidores, como também por beneficiar todo o círculo que a envolve. Algumas atitudes podem, por exemplo, reduzir custos e aumentar receitas, desenvolver parcerias com diversos setores da sociedade, pesquisar novas tecnologias, desenvolver atividades que enriqueçam e capacitem o capital humano, melhora a qualidade de vida desde seu colaborador até os cidadãos da comunidade onde a empresa está instalada.
O que realmente leva uma organização a mudar seus meios de conduta e posicionamento diante desta nova situação, pode não ser somente a mudança perante a sociedade e consumidores, mas também por uma melhora interna, nas estruturas operacionais e econômicas da organização.
PERGUNTA DA PESQUISA
Por que as organizações preocupam-se cada vez mais com os problemas socioambientais?
HIPÓTESE
No Brasil o conceito de Responsabilidade Social surgiu a partir da