Projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa procurará identificar quais ações o poder público está efetivando para combater o tráfico de mulheres em Belém do Pará? Será que as criações de políticas públicas pressupõem o interesse do estado em investir em programas e projetos que enfrentam o tráfico de pessoas. O poder público tem esse interesse? Ou muitos governos adotam medidas de combate ao tráfico de pessoas por razão politica e não humanista ou de justiça social.
Justificativa
Esse estudo propõe-se a fazer uma pesquisa acerca das ações realizadas pelo poder público para punir e prevenir o tráfico de mulheres que e um crime organizado em redes uma nova forma de escravidão. Trata-se de uma das modalidades mais praticadas no mundo contemporâneo.
O tráfico de mulheres, em sua essência se presta escravidão sexual e a venda de mulheres como objeto sexual, muitas vezes contra sua própria vontade porem muitas mulheres viajam por livre espontânea vontade, pois, são aliciadas com falsas propostas de um futuro melhor, porém, encontram uma realidade em que podem ter seus documentos retidos são aprisionadas e induzidas ao consumo de drogas e contraem dívidas que não podem pagar além, das doenças sexualmente transmissíveis.
Esse crime ocorre na maior parte dos países, incluindo o Brasil. De acordo com a Organização das Nações Unidas. Cerca de 2,5 milhões de pessoas são vendidas a cada ano sendo que 80% são mulheres e vítimas do trafico sexual. Estudos identificam que o trafico de pessoas trata-se da 3º atividade ilícita mais lucrativa visto que, originam receitas anuais na ordem de US$32 bilhões de dólares em todo mundo.
Entende-se que a pobreza o desemprego, bem como a ausência de educação e acesso aos recursos são os maiores causas do surgimento do trafico de pessoas. Nesse sentido, mantidas as condições econômicas e sócias que contribuem para a existência do trafico de pessoas cabe indagar quais ações implementadas pelo poder