Projeto de pesquisa
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO DE PESQUISA
CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM DIFERENCIAL PARA CONQUISTA DE MERCADO
Robson Rodegheri Rosa
Barra do Piraí, 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
PROJETO DE PESQUISA
CONTABILIDADE AMBIENTAL: EMPRESAS E O MERCADO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Barra do Piraí, como requisito para nota de modelagem de Metodologia de Pesquisa da professora Patrícia Sampaio.
Barra do Piraí, 2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5 3.2 Objetivo Específico 6
4. REFERENCIAL TEÓRICO 6
5. METODOLOGIA 6
6. RECURSOS 6
7. CRONOGRAMA 7
8. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Em decorrência do cenário atual da contabilidade em convergência com as normas internacionais de contabilidade, que nos leva a ter um enfoque de transparência nas informações e demonstrações contábeis. Para que as empresas possam vislumbrar um mercado internacional, e que possam manter uma concorrência com as empresas de outros países; um dos quesitos que chamam a atenção dos investidores é a preocupação com o meio ambiente.
Historicamente, a Contabilidade do Meio Ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do "relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais" pelo Grupo de trabalho intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios.
Visto que a questão ambiental tem sido muito discutida, este tema tornou-se motivo de estudo. A contabilidade pode evidenciar em suas demonstrações contábeis as transações que tem impacto no meio ambiente, desta forma a contabilidade passa a evidenciar a evolução econômica e a responsabilidade