Projeto de pesquisa - Violência social
CURSO DE PSICOLOGIA
ANDERSON DE OLIVEIRA QUADROS
PROJETO DE PESQUISA
A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA
ITABUNA – BAHIA
MAIO – 2010
ANDERSON DE OLIVEIRA QUADROS
A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Pesquisa em Psicologia III como requisito de crédito do curso de Psicologia da UNIME.
Orientadora: Prof.ª Gleicemara Araújo.
ITABUNA – BAHIA
MAIO – 2010
REVISÃO DE LITERATURA
A violência é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio social. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade; e a mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada.
A violência é determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. As manifestações mais extremadas da violência ocorrem em sociedades nas quais há uma tradição cultural de violência e acentuada divisões étnicas, sociais e econômicas. Ela é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano das grandes cidades é violenta. São freqüentes os comportamentos criminosos graves, como assassinatos, linchamentos, assaltos, tráfico de drogas, tiroteios entre quadrilhas rivais e corrupção, além do desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais ou pelo costume.
Arendt (1990) considera que nenhum historiador ou politicólogo deveria ser alheio ao imenso papel que a violência sempre desempenhou nos assuntos