Projeto de Pesquisa - Televisão
Escolha do Tema
A importância da televisão como meio de comunicação
Delimitação do tema
O amplo alcance da televisão e a obtenção de públicos diversificados
Levantamento de informações referentes ao tema
Atualmente, 95% dos lares brasileiros possuem televisão. A população passa, em média, quatro horas diárias em frente à TV. A programação em fluxo atrai os espectadores em qualquer hora do dia e isso possibilita uma comodidade ao ter acesso à informação. A facilidade deste meio de comunicação dá-se por apresentar um vasto conteúdo que atinge grande parte da população.
O gênero televisivo representa uma nomenclatura, utilizada pelas estações de televisão, que apresenta uma definição extensiva, ou seja, tem um estatuto de reconhecimento e apela a certas temáticas. Uma das suas características é a de comportar mudanças constantes na sua agregação de conteúdos. A função comunicativa do gênero televisivo está associada a quatro indicadores: os sistemas de atenção dos espectadores, os hábitos de recepção, a importância atribuída ao programa e os critérios de programação (o horário fixo da maior parte dos programas).
Conhecendo a audiência da sua estação de televisão, o programador planeja e organiza a distribuição dos programas, em todos os períodos do dia. Dois conceitos são fundamentais na lógica da televisão comercial: a audiência como "mercadoria" e a programação como uma estratégia que visa captar a máxima audiência possível. A televisão comercial procura obter o máximo de audiência ao longo do dia, numa óptica de homogeneidade do "grande público". Neste sentido, cada emissão é preparada de modo a evitar a perda de qualquer fração da sua audiência potencial.
A audiência, o custo e a imagem são três critérios de seleção dos programas tidos em conta pelas emissoras. Dos três fatores, a imagem é o mais importante na medida em que coloca em causa critérios de mercado, de equilíbrio comercial para as estações