Projeto de pesquisa sobre aposentadorias
Titulo: Direito Previdenciário.
Autoras:
Orientadora: Professora
Duração: 06 meses
- Início: Janeiro de 2012.
- Término: Junho de 2012.
2. TEMA:
Direito Previdenciário
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Aposentadorias Concedidas pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS)
4. PROBLEMA
A aposentadoria por invalidez, por necessitar de um laudo médico, e nem sempre o médico fornece com facilidade por serem muito rigorosos por isso muitos não conseguem a aposentadoria. Já a aposentadoria por idade só as pessoas que são seguradas da previdência social possuem esse beneficio. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição é normal que professores do ensino médio, fundamental e infantil tenham cinco anos reduzidos do seu tempo de aposentadoria, o que não acontece com os professores universitários onde o tempo continua sendo de trinta anos. O principal problema encontrado no direito previdenciário é devido o tempo gasto para se aposentar, onde a pessoa já possui as características necessárias para a aposentadoria e mesmo assim o prazo é maior que o devido.
5. HIPÓTESES
A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida. A síntese de indicadores do IBGE 2005 aponta que a população idosa no Brasil corresponde a 9,9% da população. A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas ultimas décadas, a estimativa é que em 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo, com uma media de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 15% da população nacional.
É necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sócios específicos a esta fase bem como a