PROJETO DE PESQUISA ROBSON DOS REIS AMORIM V2
A GESTÃO FINANCEIRA NOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO ESTADO DA BAHIA: um estudo exploratório
Salvador
2015
ROBSON DOS REIS AMORIM
A GESTÃO FINANCEIRA NOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO ESTADO DA BAHIA: um estudo exploratório
Projeto de pesquisa apresentado à Instituição UNIME como requisito de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica. Sob a orientação da Profa. Me. Maria das Graças Moura.
Salvador
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 JUSTIFICATIVA 3
1.2 PROBLEMATICA 3
1.3 OBJETIVO GERAL 4
1.3.1 Objetivos Específicos 4
1.4 METODOLOGIA 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
A Carta Magna do nosso país preconiza como a saúde sendo um dever do Estado e um direito de todo cidadão brasileiro. O Estado brasileiro, através dos seus três poderes, procura prover à saúde à população. A Lei Orgânica da Saúde n° 8.080 de 1990 dispõem acerca da participação de forma complementar às instituições privadas de caráter filantrópico. Os anos se passaram e as instituições filantrópicas saíram de meras coadjuvantes e passaram a ser mais a principal rede de atendimentos a população seja pelos convênios privados, seja pelo Sistema Único de Saúde.
Os hospitais filantrópicos estão em primeiro lugar em número de atendimentos ambulatoriais e de internação, segundo a Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo - FEHOSP. Todavia, junto com esse crescimento contraditoriamente cresceu o déficit das instituições filantrópicas levando hospitais importantes a prestarem um serviço de péssima qualidade e falência de muitos hospitais.
1.1 JUSTIFICATIVA
Este estudo se justifica pela importância que as instituições filantrópicas têm na assistência a saúde da população brasileira. Compreender e formular politicas para a sustentabilidade dessas instituições significa a manutenção de assistência de qualidade à população brasileira.
1.2 PROBLEMÁTICA
A problemática deste projeto é: de que forma o