PROJETO DE PESQUISA QUALIDADE ACÚSTICA
EFEITOS NEGATIVOS PARA A FALTA DE QUALIDADE ACÚSTICA NOS APARTAMENTOS
MARINGÁ 2014
EFEITOS NEGATIVOS PARA A FALTA DE QUALIDADE ACÚSTICA NOS APARTAMENTOS
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa.
MARINGÁ 2014
SUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO
A qualidade acústica, está seriamente ligada ao conforto da pessoa, e é também, o que torna o ambiente, em um lugar confortável. Sem esse conforto sofremos problemas com a capacidade de concentração e desconforto pessoal. Sons como ruídos, provocados por outros moradores, ou sons externos, como carros, buzinas. Barulhos vindos da parte hidráulica do prédio somam como desconforto. A qualidade acústica vem sendo cobrada cada vez mais e mais pelos compradores. Nos dias de hoje, com a revisão das normas de acústica, a NBR 10.151 e NBR 10.152, e a entrada em vigor da Norma de Desempenho (NBR 15.575), cuja exigibilidade foi prevista para que acontecesse em 2013, muitas empresas começaram a buscar soluções para melhorar o conforto acústico.
1.1) TEMA
Qualidade acústica nos apartamentos.
1.2) PROBLEMA DE PESQUISA
Não é preciso ser engenheiro para que se perceba o quanto a qualidade acústica de um ambiente é importante. Este detalhe é uns dos que tem que ser analisado com mais cuidado na hora da escolha do imóvel, pois sabemos que este pode ser o pior inimigo do morador. Mas, o que nós, engenheiros podemos fazer para acabar com