Projeto de pesquisa "Moradores de Rua"
Nos mostra a frieza da sociedade
E a tristeza de um povo esquecido”.
(“Trecho do poema” A Rua” Mariana zayat chammas.
PROJETO DE PESQUISA
I. OBJETO DE ESTUDO:
Causas e políticas públicas em relação aos moradores em situação de rua no município de Itabuna.
II. JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a problemática do morador em situação de rua e sua grande relevância social, é que buscamos por meio deste projeto de pesquisa analisar e buscar evidências de inúmeros aspectos que abrangem toda a sociedade, como gestão de governo, assistencialismo, organização de ONG, saúde pública e até mesmo a questão econômica vinculadas aos moradores em situação de rua, da cidade de Itabuna.
III. OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Alertar a sociedade e principalmente os órgãos responsáveis sobre a condição desumana dos moradores em situação de rua.
Objetivos Específicos
Estudar a questão administrativa tendo como objetivo de sanar a vicissitude do morador em situação de rua no município.
Compreender a trajetória desses cidadãos até a situação atual.
IV. REFERENCIAL TEÓRICO
O capitalismo e todos os seus avanços têm gerado enormes mudanças em todos os âmbitos da sociedade contemporânea. Evidenciando as disparidades presentes em nosso país. E em Itabuna essa realidade não é distinta do restante do Brasil, a exclusão social é reflexos do modelo econômico atual, e um dos principais motivos pelo qual pessoas passam a morar nas ruas.
A temática do morador em situação de rua não é nova no Brasil. Segundo Martins (1997) nossa cultura baseada na conquista e colonialismo excluiu os índios e os camponeses no campo e, na cidade, os migrantes, os favelados, os encortiçados, os sem tetos. Bauman (1997, p. 49-52) Assegura que, os últimos trinta anos, foram decisivos para a mudança nas características da sociedade ocidental. Antes, estar desempregado era a