Projeto de pesquisa - modelo
Abordagem teórica sobre como a incidência da Anemia Falciforme afeta a vida da população negra baiana.
2. Justificativa
A Anemia Falciforme é a doença hereditária mais comum no mundo e no nosso país. O seu estudo é muito importante para o desenvolvimento de novos tratamentos, novas compreensões e abordagens a cerca da doença. A prevenção, assim como outros métodos de tratamento da doença requer cuidados especiais, pois, o conhecimento sobre a informação genética causa um impacto muito grande. Por isso é preciso exercer a ética profissional dentro do aconselhamento genético, com cuidado na forma de informar sobre as características de cada indivíduo.
Uma política que direcione projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da Anemia Falciforme, assim como a conscientização de que é uma doença genética, que pode afetar qualquer indivíduo se faz fundamental.O diagnóstico precoce, através do teste do pezinho, é muito importante e pode amenizar problemas futuros, assim como o envolvimento da família.
A incidência deste tipo de anemia afeta significativamente a vida das pessoas, pois os pacientes precisam de constante acompanhamento e cuidados especiais, além de afetar a rotina da família e da escola na qual esteja inserido.
Este trabalho tem importância relevante, pois visa compilar os mais diversos e recentes estudos sobre a Anemia Falciforme, buscando acrescentar esclarecimentos sobre a doença, suas características, incidência na população, e grupo mais afetado.
A pesquisa realizada procura acenar para melhores condições de vida por parte dos doentes, mostrando que cabe principalmente ao Estado promover políticas que atendam as necessidades, fazendo com que se cumpra o princípio da dignidade humana previsto na Constituição Federal, que é também o direito a saúde e a vida.
3. Problema
Como a incidência da Anemia Falciforme afeta a vida da população negra baiana?
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Analisar como a Anemia